Esta publicação é feita em parceria com a Editora Outra Margem e tem por objetivo oferecer a professores e estudantes diferentes visões do universo de Euclydes da Cunha. Acadêmicos e Acadêmicas responsáveis Rick da Cunha, Ludmar Lamierinhas, Fabiana Corrêa
Número 4 (agosto de 2025) Nesta edição, mergulhamos em uma das passagens mais impactantes de Os Sertões, em que Euclides da Cunha transforma o estouro de uma boiada em metáfora do caos e da força descontrolada da natureza.
O Boletim inclui: Trecho original de Os Sertões, Atividade reflexiva, Contextualização didática e análise literária, Curiosidades sobre Euclides da Cunha e sobre Cantagalo.
Ideal para uso direto em sala de aula com turmas do 9º ano e Ensino Médio.
Número 3 (junho de 2025) – Neste mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Boletim Euclidiano traz uma seleção especial de textos de Euclides da Cunha que denunciam, com vigor e sensibilidade, os impactos da ação humana sobre a natureza.
Com trechos retirados de artigos como “Em Viagem” (1884) e “Fazedores de desertos” (1907), esta edição convida estudantes e professores a refletirem sobre os efeitos do progresso desordenado, da urbanização e do descaso ambiental — temas que, mais de um século depois, continuam profundamente atuais.
A proposta inclui atividades de leitura crítica, conexão com o presente e produção textual, ideais para o 9º ano e o Ensino Médio.
Número 2(maio de 2025) Nesta edição, mergulhamos na paisagem árida e na força do sertanejo descritas por Euclides da Cunha em Os Sertões. Tem também curiosidades sobre Cantagalo, a vida de Euclides e a continuação da série sobre a Guerra de Canudos.
Número 1 (abril de 2025) – Neste número há textos sobre a origem de canudos e relatos sobre os feridos da guerra.